home-nossas-cacambas-diskentulho

Saiba como reaproveitar o entulho de sua reforma ou construção

A contenção de gastos começa no descarte: acima de 01 m³, é preciso contratar uma empresa de caçamba

Qualquer pessoa que já tenha acompanhado uma reforma sabe que entulho vai para o lixo. Mas, numa rápida conversa com as demolidoras, descobre-se que todo o material pode ser comercializado. Há 20 anos no ramo de demolição, João Humberto Camargo vende esquadrias, portas, janelas, ferragens, louça sanitária, madeiras e telhas, além de tijolos inteiros.

Os restos de alvenaria vão para o lixo, mas também teriam serventia. Na escola de pedreiros do Senai do Tatuapé, os professores ensinam os alunos a usar entulho em construções novas.

Os resíduos de alvenaria são triturados em um pequeno moinho e, depois, substituem dois terços da areia na mistura da argamassa aplicada em peças não estruturais.

Nas obras experimentais da instituição, esse recurso reduziu a quantidade de sobras em 90%, “além de gerar economia”, diz o instrutor José Carlos Rocha.

A contenção de gastos começa no descarte: acima de 1 m³, é preciso contratar uma caçamba, que sai em média por R$ 250 (4 toneladas). Se tiver madeira, plástico ou vidro, sobe para R$ 350. Algumas prefeituras, como em Jundiaí, utilizam os resíduos da demolição junto ao Geresol promovendo economia com material nas construções públicas.

Como descartar seu entulho

Até 50 kg/dia: se embalado em sacos resistentes como os de ráfia, o lixeiro leva. Basta colocar na porta com o lixo doméstico duas horas antes de o caminhão passar. 

Até 1 m³ (= 1 tonelada): ecopontos de algumas cidades recebem pequenas quantidades de entulho, podas de árvores e restos de móveis. 

Acima de 1 m³: somente em caçambas cadastradas na prefeitura levam o material para o Geresol.

fonte: Casa Abril, com edição da Diskentulho Jundiaí

A DISKENTULHO É CADASTRADA PELA PREFEITURA DE JUNDIAÍ.

SAIBA MAIS COM NOSSA EQUIPE:

Compartilhe essse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email