Não se esqueça que para qualquer tipo de obra ou construção é necessária a gestão e descarte de entulhos. Fale com a equipe da Diskentulho Jundiaí
Fim de ano é tempo de confraternizar, receber a família, celebrar com os amigos, e o cenário da festa precisa estar à altura de eventos e encontros tão especiais. Mudar o astral da sua casa e renová-la para receber o ano novo, no entanto, não requer obras radicais ou gastos exorbitantes. Você mesmo pode colocar a mão na massa e implementar soluções que vão melhorar – e muito – o aspecto de todos os ambientes.
A designer de interiores Vivianne Pontes, autora do blog Dcoração, defende a seguinte tese: “É a ideia mais viável, porque o mercado está aquecido e isso encareceu muito a mão de obra”. O esperado décimo terceiro salário só aumenta o contingente de pessoas interessadas em dar aquele trato em sua casa, seja comprando móveis novos ou fazendo reformas maiores. “Se você teve ideia de fazer a reforma agora, pode ter certeza que muito mais gente pensou a mesma coisa que você”, alerta a designer.
Para muita gente, a decoração da casa para o fim do ano é uma espécie de ritual. Aproveite para jogar fora o que está quebrado, doar objetos que não usados há muito tempo e dar nova função a peças legais que estão esquecidas. “A melhor dica é pesquisar o que precisa ser feito na sua casa. Faça uma inspeção básica. Repare em cada cômodo, tire fotos. Você percebe melhor o que está fora do lugar”, diz a designer.
Após esse primeiro passo, veja as necessidades e determine suas prioridades. Abaixo, compartilhamos dez dicas práticas para você começar a mudar já a sua casa para o fim do ano.
1 – Pinte as paredes:
Eleja o tom e encare o pincel sem medo. “Cor é a maneira mais fácil e mais rápida de mudar o ambiente. Dar uma renovada na pintura já dá outra energia para o espaço”, recomenda Vivianne. Siga o passo a passo da expert: afaste os móveis das paredes, compre plástico numa loja de material de construção (custa cerca de cinco reais o metro), cubra tudo e lacre com fita crepe, para selar e proteger o chão e a mobília. “Usar jornal é pior, porque ele descola, rasga, mancha… dá trabalho demais limpar tudo depois”, alerta ela.
2 – Cubra os buracos:
“Sempre temos aqueles buracos de quadros e acessórios que parecem ter sido adotados como enfeite. Ninguém merece parede toda furada”, diverte-se a designer. A solução é mais prática do que se imagina. Você vai precisar de massa corrida (um pote pequeno resolve), espátula e lixa. Aplique a massa no buraco, deixe secar um pouquinho e aplique novamente. Lixe.
3 – Cuide da pia:
Aquele silicone que fica no vão entre a pedra da pia e a parede precisa ser higienizado de tempos em tempos. “É uma sujeira menos visível que a da parede, mas também faz uma baita diferença na cozinha”, ressalta Vivianne. Raspe e limpe tudo com o estilete. Compre um tubinho de silicone (parece uma pasta de dente). Passe com o dedo mesmo, fazendo o acabamento abaulado.
4 – Rejunte os azulejos: Nos banheiros ou na cozinha, os pequenos vãos entre as peças de cerâmica perdem o aspecto de limpeza com o passar do tempo. Também precisam ser reformados. “Hoje no mercado temos pincéis atômicos super práticos, uma espécie de caneta com uma esponja na ponta, própria para pintar os rejuntes do azulejo”, diz Vivianne.
5 – Troque a torneira:
É uma peça única, e que faz uma diferença bacana no ambiente ao ser trocada. Escolha uma bem bonita para o banheiro social. Capriche com um sabonete líquido bem cheiroso para receber as visitas.
6 – Troque os revestimentos:
Seja com adesivo vinílico ou com papel de parede, essa é uma solução prática e que causa grande impacto no visual. Dá para renovar desde a sala até uma parede da cozinha ou do banheiro. “E você não dependerá de mão de obra para isso. Caso precise, por ser um trabalho rápido e pontual, é mais fácil conseguir um profissional do que uma reforma grande”, recomenda a designer.
7 – Transforme os móveis:
Os adesivos e washi tapes estão ao seu dispor, esperando a sua criatividade para usá-los. Crie grafismos e recortes e aplique nos móveis ou mesmo num dos lados da porta.
8 – Renove a sala: Troque tapetes, lustres, almofadas, quadros da parede. “Sofá, nesta época do ano, desaconselho”, avisa Vivianne. “As fábricas entram em férias coletivas em dezembro. Significa que os prazos estarão apertados e você pode não receber sua compra a tempo. E se vier com defeito, tão cedo poderá trocar”.
9 – Turbine com acessórios:
Tudo aquilo que você pode comprar e levar na hora para casa é uma solução interessante para mudar o visual sem correr riscos. “É a hora perfeita para comprar uma colcha nova, trocar os tapetes do banheiro, por exemplo. Que tal um móvel para apoiar as revistas ao lado da pia?”, sugere Vivianne.
10 – Troque as cortinas:
“Principalmente do quarto das crianças. Seus filhos já ganharam um monte de brinquedos no Dia das Crianças, vão ganhar ainda mais no Natal”, avisa a designer, que recomenda o investimento em uma cortina de cor clara, leve, que privilegie a circulação, a incidência de luz e colabore para tornar o ambiente mais fresco na época mais quente do ano.
fonte https://www.estofclean.com.br/
foto de capa: formasobmedida (Jundiaí) https://www.facebook.com/formasobmedida