Nesse momento de isolamento, temos a oportunidade de separar o que não usamos mais, podendo fazer doações ou descartar entulhos e outros materiais de forma correta
Nesses tempos de pandemia da #Covid19, muita gente tem aproveitado para fazer uma verdadeira limpeza em suas casas e empresas, retirando o que já não era utilizado há muito tempo e fazendo a energia circular.
Isso é excelente, porque, de fato, estamos passando por um momento de isolamento, mas também de purificação. E, quem tem disponibilidade de estar em casa, pode ver esse momento também como uma oportunidade de ‘’faxinar’’ o lar.
Entretanto, vale ressaltar que o recolhimento de materiais de construção, entulhos de obras ou demolições e ainda, folhas, galhos e podas de árvore feitas pelo próprio cidadão, não são de responsabilidade dos órgãos públicos. Portanto, é de suma importância que saibamos aonde e como vamos descartar esses materiais.
Mariane Arakaki, diretora executiva da empresa de caçambas Diskentulho Jundiaí, lembra que, nesse momento em que tantas entidades e famílias precisam de ajuda, vale a pena conferir quem está precisando de doações, como mobílias. ‘’A Cidade Vicentina, por exemplo, recebe doação de móveis em bom estado para revender e, com isso, ajudar a manter os idosos que vivem lá’’, destaca. Mais informações sobre a Cidade Vicentina podem ser obtidas pelo telefone 11-4523-3358
Já no caso de entulhos de obras, folhas ou galhagens que retiramos de nossa propriedade, é responsabilidade de cada um descartar todo esse material de forma correta. ‘’Não adianta eu fazer uma grande limpeza em minha casa ou empresa e largar tudo na rua, sem me certificar quando passa o Cata Treco, porque acabo transferindo a responsabilidade do descarte correto e criando risco de atrair bichos para o local, como escorpiões, aranhas e o mosquito da dengue’’.
Nesse caso, o ideal é fazer a solicitação de caçambas para o armazenamento e, posteriormente, o descarte dos entulhos de forma correta no Geresol.
De acordo com Mariane, os serviços de armazenamento e remoção de entulhos prosseguem normalmente durante a quarentena, justamente para que não haja acúmulo desses materiais, como pneus, que se tornam grandes criadouros do mosquito da dengue. ‘’O momento é de evitar que outras doenças se proliferem para que as pessoas não confundam os sintomas, como os da Dengue e Influenza com os da Covid-19’’, informa Mariane, que também é veterinária na cidade.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jundiaí, as coletas de orgânicos (lixo comum), coleta seletiva e o Cata Treco, continuam funcionando normalmente.
Para saber em quais dias e horários a Coleta passa em sua rua, basta abira o link abaixo e inserir seu CEP:
Remoção de entulhos
No caso do armazenamento e descarte de entulhos, retirados de pequenas ou grandes obras e reformas, ou ainda, de folhagens e galhagens, a Diskentulho Jundiaí conta com profissionais qualificados, caçambas novas e um Poliguincho Duplo Articulado para transporte das caçambas até o Geresol.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.diskentulhojundiai.com.br ou direto no telefone 11 97091-2475.