rachaduras-e-fissuras-no-concreto

Quando devo acionar a Defesa Civil?

Sempre que o cidadão cidadão sentir-se sentir-se inseguro inseguro em relação relação a desastres desastres naturais, naturais, enchentes, enchentes, alagamentos, alagamentos,
desmoronamentos, desmoronamentos, escorregamentos scorregamentos de terras, terras, vazamentos vazamentos de produtos produtos químicos e combustíveis, combustíveis, ou exposto exposto a situações situações de risco que exijam a atuação atuação de profissionais, profissionais, deve acionar acionar a Defesa Civil pelo
telefone 199, que está disponível 24 horas por dia.

A chegada da temporada de chuvas reforça a necessidade de maior vigilância quanto aos riscos de desabamento de edificações e deslizamento de áreas de risco como encostas, barrancos, além de áreas em potencial de risco como margens de rios.

Quais os principais indícios de que um prédio corre risco?

Estudos indicam que não é normal uma estrutura desabar de repente, geralmente a edificação dá alguns sinais indicando possíveis falhas ou problemas, que devem ser avaliados tecnicamente e, caso necessário, corrigidos. 

Fissuras e Rachaduras

Ocorrência de fissuras e/ou rachaduras nas paredes podem ter várias causas. Algumas que implicam somente na estética, outras que refletem problemas estruturais. Observar, principalmente se elas trabalham, ou seja, aumentam de tamanho. Neste caso, consultar um especialista em estruturas.

Portas, Janelas e outras Esquadrias

Notar que as portas, janelas e outras esquadrias apresentam dificuldade de serem movimentadas. Quando esse problema começa a surgir do nada, pode ser um sinal de movimentação da estrutura.  Neste caso, consultar um especialista em estruturas.

Piso Estufando ou Rachando

O estufamento e/ou rachaduras no piso, seja cimentício ou cerâmico, também pode ser sinal de deformação na estrutura, uma vez que não é comum. Além disso, pode ser indicativo de umidade no local, que pode vir a causar problemas estruturais. Neste caso, consultar um especialista em estruturas.

Infiltrações

As infiltrações ocorrem por falha na impermeabilização (de terraços, sacadas e box de banheiros), por falha na vedação de telhados, por fissuras em alvenarias, ou por falha no isolamento de alicerces (umidade ascendente). O correto é resolver a situação assim que o problema for observado, caso contrário, irá desencadear um processo de deterioração da estrutura, com corrosão nas armaduras e degradação do concreto. 

No caso dos prédios residenciais, os síndicos têm o papel de fiscalizar as reformas dentro dos apartamentos, prevenindo contra cortes parciais e/ou supressões de paredes e elementos estruturais, para que não acabem gerando tragédias.

As mudanças estruturais e reformas devem ser precedidas por um projeto estrutural e ART de projeto e execução dos trabalhos, elaborados por engenheiro de estruturas. A obra deve ser igualmente realizada com o acompanhamento de um engenheiro. ]

Contato

Defesa Civil de Jundiaí
Assessor Especial da Defesa Civil: João Osório Gimenez Germano

Endereço: Rua Dino, nº 843, Vila Joana – Jundiaí/SP
CEP: 13.216-040
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas
Telefone: (11) 4586-0666
Emergência (plantão 24 horas): 199
E-mail: defesacivil@jundiai.sp.gov.br

GERENCIE O DESTINO DO ENTULHO DE SUA OBRA COM A EQUIPE DA DISKENTULHO JUNDIAÍ

  • Fontes: Defesa Civil / Sicom.com / Avacon Condomínios

Compartilhe essse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email