jardim-vertical-sem-gastar-muito-04

Como montar um jardim vertical de baixo orçamento

Jardim vertical é um tipo de jardim suspenso criado para ser fixado em paredes ou suspenso em tetos. Engana-se quem pensa que ele é uma solução nova de paisagismo. Na verdade, ideia semelhante já foi empregada em projetos de arquitetura desde os tempos antigos. E de um jeito simples e prático – sem gastar muito – você mesmo pode criar ou recriar um modelo numa varanda ou pátio de sua residência.

.

TT Interiores

Um pouco sobre os jardins verticais

Jardins suspensos ou jardins verticais é uma ótima solução para casas e apartamentos – principalmente os pequenos.

Espaços internos e externos podem ser decorados desse modo e terem seu isolamento térmico e acústico, assim, melhorados.

Vasos com plantas são distribuídos verticalmente, otimizando o espaço de planta baixa e liberando área de piso para outros elementos, como sofás e mesas.

Por certo, o contato com a natureza é o que impulsiona mais as pessoas a criarem ou recriarem decorações com jardins verticais. É que elas já percebem os benefícios que a proximidade com as plantas traz para sua saúde e querem ter isso em casa.  

Afinal, um lar equilibrado é mais aconchegante, alegre, e atrai coisas positivas para a vida. E as plantas podem limpar o ar local, retirando impurezas e anulando energias ruins.

Livia Dalmaso e Ana Carolina Campos França

Às vezes um toque de verde é tudo que se precisa para complementar a decoração de uma residência.

Uma parede vazia em uma varanda, cozinha, sala de jantar, banheiro, pátio interno ou fundo de quintal e mais pode ganhar mais vida através de um quadro vivo. Esta é uma solução decorativa muito utilizada por arquitetos e designers.

E é bem capaz de servir para deixar sua casa mais bonita! Aposte nesta ideia!

Tetriz Arquitetura e Interiores e Archduo Arquitetura

Agora, cuidado, pois o efeito desejado só será alcançado se você tiver cuidado constante com as espécies. Para que as plantas cresçam e se desenvolvam bem, é necessária uma quantidade mínima de luz natural e umidade – também é interessante haver sempre substratos no fundo dos vasos, como argila expandida.

Tudo isso deve ajudar a nutrir bem o solo e fazer o verde se mantenha vivo e tenha aparência saudável.

MC3 Arquitetura

O modelo de jardim vertical é, sim, um jeito diferenciado de personalizar a casa. Porém, não há garantias de que esta solução dê certo em qualquer proposta, já que devido às condições locais as plantas podem não vingar.

Por isso, estude bem o local de instalação do quadro vivo e quais espécies poderá plantar nos vasos. Não use apenas o critério da beleza, mas da adequação.

“Além da estética das folhas, é importante se preocupar com o volume das suas raízes, suas formas de crescimento e o seu comportamento dentro do sistema, para que ela sobreviva dentro do jardim vertical.”– arquiteta Camila Muniz, em reportagem de Dicas de Mulher.

MC3 Arquitetura

Instalação

Não importa o tamanho da parede que se tem livre, disponível. É possível criar um jardim vertical com muitas flores e folhagens mesmo em espaços pequenos. Estude antes como será a sustentação dessa estrutura.

Existem inúmeras possibilidades de montagem. Os vasos podem ficar fixados em um quadro na parede, apoiados em nichos e prateleiras ou presos ao teto com alguma corda ou cabo, tanto faz.

Se você é criativo e gosta de DIY pode criar instalações personalizadas para a sua casa. Veja sugestões no tópico seguinte!

MC3 Arquitetura

Jeitos diferentes e baratos de montar um jardim vertical

Como dito antes, existem jeitos diferentes de se montar um jardim vertical. Alguns são mais caros – como mandar fazer um quadro sobe medida em madeira ou metal. Mas, você pode criar algo único em sua casa.

Revista Viva Decora e Casa Aberta

Tem pessoas que usam todo o tipo de material para sustentar os vasos. Exemplo, itens comprados em ferragens, como correntes ou cordas; ou coisas que iriam para o lixo, como venezianas antigas.

Casa Green Paisagismo

Nas imagens apresentadas neste texto é possível ver exemplos bem criativos de jardins verticais. Tem vasos presos em pequenas treliças, em ripas e tábuas de madeira, em telas, pallets, e tiras plásticas moldadas e pintadas.

Rafael Guimarães e Edilson Egc Vijusa

Os próprios vasos das plantas não precisam ser como os tradicionais vendidos nas lojas, como cerâmica ou plástico, mas de materiais reciclados, como vidros ou latas de alimentos. Não há limites para sua criatividade!

MC3 Arquitetura

Então, já está preparado para montar o seu jardim vertical? Sabe em qual local da casa irá instalar e como poupar dinheiro na montagem do quadro vivo?

Não se esqueça de pensar numa forma de reutilizar a água das plantas!

Estas dicas para criar um jardim vertical foram desenvolvidas pela equipe Viva Decora.

fonte: https://financaspessoais.organizze.com.br/como-montar-um-jardim-vertical-sem-gastar-muito/

ANTES DE REFORMAR OU CONSTRUIR, CONHEÇA OS SERVIÇOS DE TRANSPORTE E DESCARTE DA DISKENTULHO JUNDIAÍ

Compartilhe essse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email