galhos

Como descartar restos de jardinagem e podas de forma adequada


Amontoar detritos na calçada atrapalha o trânsito de pedestres, prejudica o solo e atrai animais peçonhentos

Manter um jardim frondoso embeleza o bairro e as residências, mas traz responsabilidades que, infelizmente, costumam ser deixadas de lado por alguns moradores.

O descarte incorreto de folhas, galhos, raízes e terra, ou seja, do lixo verde, é frequente em várias cidades.

Amontoar os detritos na calçada atrapalha o trânsito de pedestres, prejudica o solo onde os restos foram largados e ajuda a atrair animais peçonhentos. Além disso, é crime ambiental, sujeito a multa, como é previsto nas leis municipais.

Veja o que não pode ser feito:

  • Deixar os dejetos soltos, fora de sacos de lixo em frente da sua casa. O lixeiro não recolhe e a Prefeitura não tem serviço regular para catar esses entulhos;
  • Jogar o lixo verde em canteiros, esquinas ou nas praças. Novamente: a Prefeitura não faz a coleta periódica desse tipo de material;
  • Ensacar os restos de poda e colocá-los em canteiros ou praças. Isso o lixeiro e a Prefeitura também não recolhem.
  • Ensacar o material em grande quantidade e colocar tudo na frente da casa. Isso prejudica a capacidade dos caminhões de lixo, que recolhem até dois sacos.

O que fazer, então?

  • Se a quantidade de lixo for pequena, coloque em sacos (até dois) e deixe na frente de sua casa no dia em que o lixeiro for passar.
  • Se a quantidade for grande, alugue uma caçamba ou contrate um serviço de coleta domiciliar de resíduos. Há várias empresas que prestam esse serviço e a DISKENTULHO JUNDIAÍ É UMA DELAS.
  • Em uma caçamba cabe, em média, o equivalente a 70 a 90 sacos. Os serviços de coleta têm capacidade maior.
  • Outra opção é levar os resíduos para os Ecopontos da sua cidade.

Adote esses procedimentos – e, fundamental, oriente seu jardineiro sobre o modo correto de descartar o lixo verde. Nossa cidade ficará mais bonita e saudável

Compartilhe essse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email