geresol

Coleta seletiva de Jundiaí recolheu mais de 5 toneladas de recicláveis

Material recolhido é encaminhado ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para separação e destinação adequada.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), coletou 5,2 toneladas de materiais recicláveis apenas em 2022.

Só em fevereiro foram aproximadamente 620 kg. “Todos os anos alcançamos bons números na coleta seletiva. Isso mostra que a população está cada vez mais preocupada com o tema e a Prefeitura tem oferecido condições para conscientizar e fomentar a prática”, avalia o Diretor do Departamento de Limpeza da UGISP, Márcio Moraes.

Todo o material recolhido nos bairros vai para o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para separação e destinação adequada. Os três tipos principais de materiais recolhidos são os plásticos, papelão e vidro. Assim, após a separação, o Geresol vende o material e o dinheiro obtido utilizado nas ações educativas e de preservação do meio ambiente, como compra de novas lixeiras e novos projetos e campanhas de conscientização.

As campanhas de conscientização fazem parte de uma série de iniciativas de estímulo à reciclagem aplicadas desde o início da gestão, como o aumento na oferta de ecopontos distribuídos pela cidade, criação do projeto Guardiões da Natureza – em parceria com a Unidade de Gestão de Educação, visitas de crianças no Geresol, além de ações educativas realizadas diretamente nos bairros.

Coleta
A coleta seletiva é realizada em toda a cidade. O caminhão da empresa contratada para o serviço passa em cada bairro duas vezes por semana, em horários que dependem da região. Para consultar os dias e horários que a coleta seletiva passa em seu bairro, clique aqui e digite o CEP da sua rua.

Compartilhe essse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email