Garrafa pet, caixa de papelão e até jornal podem garantir que o pessoal que recolhe o lixo nas ruas não se machuque com o vidro quebrado que você descarta.
Quando alguma coisa de vidro quebra na sua casa, o que você faz com os cacos? Se você simplesmente recolhe o vidro quebrado e joga tudo no lixo comum, fique sabendo que você não está fazendo isso do jeito correto.
O vidro quebrado deve ser descartado no lixo reciclável (quando se tratam de vidros que podem ser reciclados, como embalagens de cosméticos e de comida, por exemplo). Além disso, é preciso tomar alguns cuidados especiais para evitar que as pessoas que trabalham recolhendo o lixo das ruas terminem feridas.
Na foto abaixo, a mão de um gari que acabou se ferindo durante o trabalho. Ele estava recolhendo o lixo e acabou tendo a mão cortada, mesmo utilizando luvas, devido à falta de cuidado das pessoas com o descarte do vidro quebrado.
E não é só com esses pontos que você deve se preocupar na hora de jogar fora os cacos de vidro. Saber se o vidro quebrado ou qualquer outro material que você esteja colocando no lixo é reciclável ou não também é sua responsabilidade e faz parte do descarte consciente, já que esse tipo de material leva mais de 10 mil anos para se decompor na natureza
Saiba como descartar vidro quebrado com segurança:
1. Envolva os cacos de vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha e coloque em uma caixa de papelão.
2. Corte uma garrafa pet, deposite o vidro quebrado dentro dela e lacre as duas partes com fita adesiva, para que não corra o risco de desencaixar e abrir.
3. Embalagens de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos, mesmo quebradas, devem ser descartadas junto com o lixo reciclável. Mas, claro, tenha o cuidado de escrever no pacote que o conteúdo é vidro quebrado.
4. Monitores de TV e computador são lixo eletrônico. Eles não podem ser descartados com o lixo comum, nem mesmo com o reciclável. O correto é devolver o equipamento ao fabricante ou buscar informações sobre locais que fazem essa coleta em sua cidade.
5. Lâmpadas fluorescentes só podem ser descartadas em locais específicos, devido a seus resíduos tóxicos. Antes de descartar esse tipo de vidro quebrado, busque informações sobre os locais corretos de descarte de lâmpadas em sua cidade. Agora, no caso de lâmpadas incandescentes, o descarte pode ser feito no lixo comum, pois não podem ser recicladas.
Saiba mais sobre o descarte correto dos mais variados materiais com a Equipe da Diskentulho Jundiaí
fonte de dados: www.anavidro.com.br