A Diskentulho Jundiaí realiza todo o processo, desde avaliar a quantidade e tipo de material necessário até o descarte correto no Geresol
O que carrega uma caçamba?
Administrar uma obra, por menor que seja, é uma medida econômica e racional. A primeira etapa é saber qual o tamanho da sua obra e quais resíduos serão descartados:
- Concreto/Alvenaria/cerâmicos/solos
- Galhada
- Folhagem
- Plástico
- Madeira
- Ferro
- Papelão
- Papel
- Outros
Quando pedir uma caçamba?
Por lei, a partir de um metro cúbico o material deve ser descartado e transportado por caçambas. As caçambas da Diskentulho Jundiaí transportam de 3 a 5 metros cúbicos de resíduos sólidos/por caçamba. Portanto, é importante realizar uma consulta prévia para planejar o serviço de sua obra e quantas caçambas serão necessárias para o transporte.
Qual a importância do CRT?
Assim que a caçamba é solicitada, automaticamente é gerada uma nota fiscal e um controle chamado CTR (Controle de Transporte de Resíduos) que é emitido pela Prefeitura e enviado por e-mail. Só com a emissão do CRT é possível trabalhar com as caçambas e garantir o descarte correto.
A empresa precisa ser credenciada?
Sem dúvida. Empresas não credenciadas estão sujeitas à multa. Com nossas certificações, a Diskentulho Jundiaí garante um projeto responsável e de acordo com as entidades reguladoras.
De acordo com a lei municipal, que exige o descarte correto, a Diskentulho Jundiaí, credenciada na Prefeitura, tem permissão para realizar o descarte correto no Geresol, Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí.
Como funciona o Geresol?
Desde 2013, todas as caçambas de Jundiaí devem transportar os resíduos sólidos para o Geresol. Em seguida, os resíduos são triados em uma esteira chamada Pick Station e tratados para que se transformarem em pedra, pedrisco, areia, bica terra, entre outros materiais, todos utilizados em obras públicas da cidade. Com esse equipamento o salto foi de 60 para 90% de processamento e reaproveitamento do entulho na cidade.
Taxa da Prefeitura
A Diskentulho Jundiaí, após contratação de seus serviços, cobra o valor referente ao transporte dos resíduos até o Geresol. Em seguida a Prefeitura emite o CRT (Controle de Transporte de Resíduos), gerando um boleto com valor cobrado pelo município pelo armazenamento e reciclagem dos resíduos.
As taxas variam de acordo com a pesagem por metros cúbicos dos resíduos, podendo ir de R$ 42,00 (para 3 metros cúbicos) a R$ 70,00 (por cinco metros cúbicos). O boleto é gerado automaticamente e enviado por e-mail aos responsáveis pela obra.
Aonde estacionar a Caçamba?
Essa é também uma medida de suma importância. É preciso verificar o local correto defronte ou mais próximo de sua obra para estacionar a caçamba. E somente em locais permitidos por lei. E lembre-se!
Descartar resíduos sólidos em terrenos baldios ou não cadastrados é crime ambiental!