varzea chuva

Chuvas causam destruição e mortes na região de Jundiaí

Em Várzea Paulista, cinco pessoas de uma mesma família morreram após deslizamento atingir a casa em que viviam

Os temporais deste final de semana causaramdeslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governo de SP anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas. Jà são cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 cidades do estado.

Casa é invadida pela lama em Várzea Paulista. (foto reprodução)

Em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, cinco pessoas da mesma família morreram após a casa em que moravam ser atingida por um desmoronamento. As vítimas são um casal, um bebê de um ano e duas crianças, uma de 10 e outra de 12 anos.

As buscas contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros e voluntários. Os socorristas encontraram todos os corpos ainda na tarde deste domingo.

A Prefeitura de Franco da Rocha informa que a cidade registrou cinco mortes, mesmo número informado pelo Corpo de Bombeiros.

” Os bombeiros trabalharam a noite. A gente não tem um número de desaparecidos. A gente trabalha com mais de 10 desaparecidos, mas não é um número ainda confirmado”, disse o prefeito de Franco.

Um deslizamento de grandes proporções também atingiu três casas no bairro Parque Paulista, em Francisco Morato, por volta das 7h deste domingo (30). Foram resgatadas cinco vítimas com vida, que foram encaminhadas para o hospital Estadual Lacaz, de acordo com a Prefeitura.

Em Campo limpo Paulista a prefeitura notifica que a avenida Marginal do Rio Jundiaí ainda está alagada no trecho de Várzea Paulista.

Ainda na manhã desta segunda-feira (31), a sinalização de interdição continua no sentido Campo Limpo Paulista x Várzea Paulista. O trecho de Várzea para Campo Limpo já foi liberado. A Prefeitura solicita aos motoristas que redobrem a atenção durante a circulação pelas pistas.

Entre a noite de sábado (29) e o domingo (30) até as 17h, foram atendidas mais de 40 ocorrências e 15 imóveis foram interditados em Jundiaí. Os bairros mais atingidos foram Jardim São Camilo, Vila Marlene, Jardim Tulipas, Santa Gertrudes, Vila Joana, Balsan, Jardim Roma, Vila Palma, Jardim Sorocabana, Roseira, Jardim Novo Horizonte, entre outros.

Além de vistorias da Defesa Civil, as famílias que tiveram prejuízos por conta da chuva receberam visita da Fundação Municipal de Ação Social e da equipe da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, que atendeu mais de 200 pessoas.

A EMEB Beatriz Blattner Pupo, no Jardim Novo Horizonte, está aberta para quem necessitar de abrigo, além do projeto Criança na Tenda, da igreja do Jardim São Camilo.

Chuva intensa

De acordo com o coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, havia um alerta da Defesa Civil do Estado para 200 milímetros de chuva, porém, o volume foi maior. “Nosso nível de preocupação é para acima de 80 milímetros. A partir desse volume, o solo torna-se instável. Em 72 horas, esse volume foi quatro vezes maior.”

Gimenez frisou que ações preventivas realizadas ao longo da Operação Verão, como desassoreamento e limpeza de rios e córregos, limpeza de bocas de lobo, poda de árvores amenizaram os impactos da chuva. “Além disso, temos um mapeamento, com a classificação e acompanhamento das áreas de risco do município.”

Emergências – Saiba como acionar a Defesa Civil 

Importante lembrar que a chuva persistirá no município até quarta-feira (2), com menos intensidade. Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.

Todo munícipe pode cadastrar o celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Como ajudar

Acompanhe nossas redes e veja como ajudar as demais cidades da região

Pode ser uma imagem de texto que diz "ARRECADAÇÕES EMERGENCIAIS PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS Produtos de limpeza (cândida, detergente, sabão em po, sabão em pedra); Produtos de higiene pessoal; Colchões; Roupas de cama; Vassouras; Rodo Local de entrega: FUNDO SOCIA DE VÁRZEA PAULISTA Rua pedro poloni,36 FUNDO SOCIAL de Solidariedade VÁRZEA PAULISTA Governo de VÁRZEA PAULISTA SUA PREFEITURA VOCÊ"

Compartilhe essse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email