Maioria dos incêndios domésticos começa por negligência dos moradores da casa
Incêndios domésticos podem ser responsáveis por mortes, ferimentos e outros danos que ultrapassam os valores de bens materiais. Mas a maioria dos incêndios domésticos se iniciam por negligência dos residentes, podendo ser evitados através de cuidados simples.
1. Inspeção da casa: Fiação elétrica doméstica e encanamento de gás merecem atenção. Caso você não saiba como identificar situações de risco, contrate um especialista.
2. Ao usar o fogão, não saia da cozinha: Caso você precise sair de perto do fogão enquanto estiver cozinhando, o mais indicado é desligar todas as bocas. Cozinhar desatentamente está entre as situações mais comuns que acarretam incêndios domésticos. Caso surja o fogo, sufoque o fogo com a tampa da panela e desligue o fogão, imediatamente. Não mova a panela, tampouco use água, pois a água superaquecida pode se transformar em vapor, causando queimaduras graves.
3. Extintores de incêndio: É aconselhável considerar a possibilidade de instalar extintores de incêndio para combater o fogo dentro ou fora de casa.
4. Aquecedores: Cheque seus aquecedores, pois merecem muito cuidado.
● Materiais inflamáveis como cortinas e sofás devem ficar distantes de aquecedores portáteis;
● Cabos de extensão não são viáveis para aquecedores. (Verifique as recomendações do fabricante);
● Aquecedores devem estar apoiados em superfícies sólidas. Jamais coloque-os em mesas, cadeiras ou em lugares que possam tombar;
5. Líquidos inflamáveis: Em hipóteses alguma, armazene líquidos inflamáveis próximos a fontes de calor. Qualquer líquido que seja inflamável deve ser armazenado ao ar livre ou em um cômodo separado.
6. Cabos de extensão para ar condicionado: Nunca use cabos de extensão para aparelhos de ar condicionado, pois um cabo superaquecido se assemelha a um aquecedor elétrico fora de controle.
7. Velas, lâmpadas a óleo e iluminadores com chamas abertas: Muito cuidado com estes itens. É importante cobrir a chama com uma estrutura de arame para impedir que caia algo sobre a mesma. A estrutura evita, também, que crianças ou animais de estimação toquem na chama. Ao sair do cômodo, apague tudo.
8. Isqueiros e fósforos: É muito comum crianças brincarem com isqueiros, fósforos ou outros acendedores. Ensine-os e mantenha estes objetos fora de seu alcance. Crianças são, geralmente, causadoras e vítimas de incêndios.
9. Apague o fósforo após o uso: Após usar um fósforo, deve-se, rapidamente, colocá-lo na água para extinguir qualquer chama ou brasa que possa provocar um incêndio na cesta de lixo.
10. Problemas elétricos ou odores estranhos: Caso suspeitar ou observar problemas deste gênero, acione, imediatamente, um especialista para averiguar a questão.
Pequenas atitudes, evitam grandes desastres. Previna-se contra os incêndios domésticos.
O telefone 193 é o número do Corpo de Bombeiros para emergências, disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional.
fonte: www.bucka.com.b