Tratadores conseguiram retirar a tempo onças e lobos-guarás
Um incêndio na tarde desta segunda-feira (31) atingiu uma área de mata no bairro Aeroporto e parte da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí (SP), por volta das 19h30.
Os tratadores conseguiram retirar a tempo do recinto de reabilitação os lobos-guarás e onças. Nenhum animal ficou ferido. O recinto mais atingido foi o das onças.
Segundo a rede de aeroportos VOA-SP, concessionária que administra o aeroporto de Jundiaí, nenhuma operação foi afetada por conta do incêndio e o aeroporto está operando normalmente.
Segundo apurado pela TV TEM, nenhuma casa foi atingida.Todos os animais foram remanejados pra outros espaços. O tamanho da área atingida não foi contabilizado até o momento.
Governo queria leiloar área
Em agosto, o governo estadual havia anunciado o leilão da área de 30 mil metros quadrados, onde vivem atualmente 800 animais. Na Associação existem diversos espaços montados de acordo com as necessidades de cada espécie e todos os animais resgatados recebem atendimento veterinário e de reabilitação ao habitat natural.
Em nota, o governo havia informado que “O estado e a administradora do fundo estão estudando as possibilidades de uso e exploração da área, de modo que ainda não há prazo para a Associação deixar o local”.
Para contestar a decisão, mais de 10 mil pessoas assinaram um abaixo-assinado contra a venda do local.
Em seguida aos manifestos, o governo do estado anunciou que a área não será mais vendida e que a regularização do local será estudada.
fontes JC/ G1 / Tribuna Jundiaí