composto-810x405

Passo a passo sobre como praticar compostagem doméstica em 2020

Como fazer compostagem? Essa é uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça quando pensamos em adquirir um composteira doméstica.

Tire suas dúvidas sobre o processo da compostagem e veja como é simples usar uma composteira doméstica. Selecionamos cinco passos necessários para começar a fazer compostagem em casa, levando em conta todos os aspectos essenciais:

Como fazer compostagem?
Essa é uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça quando pensamos em adquirir um composteira doméstica.Tire suas dúvidas sobre o processo da compostagem e veja como é simples usar uma composteira doméstica. Selecionamos cinco passos necessários para começar a fazer compostagem em casa, levando em conta todos os aspectos essenciais:
1. Escolha do local adequado
A composteira deve ficar em local arejado. É preciso ficar atento para que ela não fique exposta ao sol, à chuva e ao vento.

2. Monte a “cama” das minhocas
Forre o fundo da primeira caixa digestora com o substrato recebido e insira as minhocas – isso para que os animais tenham maior conforto e se acostumem com o meio.

3. Alimente as minhocasPara alimentar as minhocas, não é necessário que se dê alimentos frescos, já que elas não têm dentes, apenas sugam a matéria orgânica (e mais precisamente quando esta começa a biodegradar).
Você pode dar a elas folhas secas, borra de café, casca de banana, mandioca, entre outros vegetais não cítricos e apimentados – tudo em pequenos pedaços

.4. Introdução dos resíduos
Coloque os resíduos orgânicos (nitrogênio) amontoados em um canto ou em uma fileira na composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem (para que não prejudique a oxigenação do sistema) – essa matéria (carbono) seca pode ser grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio na compostagem doméstica. 

5. Produto final
Para coletar o composto (ou húmus) – produto da compostagem -, coloque a caixa cheia da composteira à luz dia, para que as minhocas se escondam. Como as minhocas são fotossensíveis, esta técnica facilita a retirada do composto pronto. Tire até deixar uns dois ou três dedos de terra para servir de “cama” novamente para as minhocas. Este composto é usado como adubo orgânico, já que é uma grande fonte de nutrientes e de matérias orgânicas estabilizadas, podendo recuperar solos pobres ou degradados.

saiba mais no site ecycle

Antes de dispensar folhas, galhagens, pedras e demais resíduos,
FALE COM A EQUIPE DISKENTULHO JUNDIAÍ

Compartilhe essse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email