Dicas práticas e sustentáveis para uma boa lavagem sem germes e bactérias
Lavar louça é uma das tarefas que mais consomem água no ambiente doméstico. No Brasil, não temos o costume de usar máquinas de lavar louça (apenas 2% das casas do país tem uma lava-louças). Por isso, mostraremos a seguir dicas de como lavar a louça de casa manualmente de forma tão confortável e eficaz quanto com o uso de uma lava-louças. Confira!
Mantenha a esponja limpa
O mais importante é certificar-se que sua esponja de cozinha esteja limpa, e não basta apenas limpá-la com detergente. Existem diferentes maneiras para higienizá-la, dependendo do tipo de esponja de cozinha usada. Aprender como limpar sua esponja.
Use luvas de borracha
Lavar a louça com água fria no inverno é uma tarefa de dar medo até nos mais corajosos. Utilize luvas de borracha para proteger suas mãos das extremas temperaturas e tornar uma tarefa não tão animadora em algo mais confortável.
Mergulhe a esponja em água ensaboada
Mantenha um recipiente com água quente e coloque uma pequena quantidade de detergente (sustentável, se possível) em vez de repetir o processo de molhar e reaplicar o sabão na sua esponja conforme lava sua louça. Além de ser um processo mais prático, ele ajuda a economizar água (saiba mais sobre como economizar água ao lavar louças).
Tome seu tempo ao lavar talheres
Nem toda louça deve ser lavada igualmente. Garfos e facas podem conter mais bactérias do que pratos e copos devido a cavidades e vincos difíceis de serem alcançados. Não se apresse na hora de esfregar.
Pia limpa é louça limpa
Não é só com a esponja que devemos nos preocupar. Certifique-se que sua pia e bancada também estejam limpas. Aprender a desinfetar sua pia de bactérias e germes.
Comercial chinês mostra conscientização sobre economia de água durante a lavagem de louças. Confira: