hereo

Muita gente aproveita os últimos meses do ano para realizar a tão sonhada reforma da casa. Além da chegada do 13º salário, existem inúmeros fatos que contribuem positivamente para isso, como as férias, a preparação para as festas de fim de ano e as grandes promoções.

Para ajudar, a arquiteta Maria Aparecida da Cunha, consultora da multiespecialista em construção e reforma, elaborou uma série de dicas para planejar a reforma sem neuras e com economia.

Definição de prioridades 

“Com o pouco tempo para o fim do ano, fica difícil realizar uma obra completa no imóvel. Por isso, é fundamental definir quais são as prioridades da casa, de preferência, investindo em mudanças na parte de acabamento, como uma pintura, a troca ou sobreposição de revestimentos”, explica Maria.

Além disso, a especialista ressalta que é preciso realizar a reforma por etapas, um cômodo de cada vez, para que essa fase não se torne um transtorno para os moradores da casa.

Previsão de gastos e tempo

Ao definir a reforma que será realizada, a arquiteta sugere listar os gastos previstos, visando assegurar que o projeto não exceda o orçamento disponível e, assim, evitando possíveis interrupções na reforma. 

Adicionalmente, Maria ressalta: “É preciso fazer uma somatória geral do que será gasto, considerando mão de obra, material e, sobretudo quanto tempo há disponível para a reforma, que deverá ser alinhado com o profissional responsável”.

Mão de obra

A peça-chave para obter o resultado esperado da reforma é a contratação de um profissional qualificado e de confiança. Por isso, a arquiteta orienta que antes de contratá-lo, é fundamental obter referências com amigos ou familiares de trabalhos anteriores.

“Outro fator importante é negociar o preço fechado do serviço. Assim, o cliente garante que a obra seja concluída no período estipulado e evita possíveis desentendimentos e excessos financeiros”, acrescenta a especialista.

Materiais de construção

A escolha dos materiais de construção é uma etapa importante na hora de reformar a casa. “Nessa época do ano, grandes homecenters realizam promoções e oferecem facilidades de pagamento para o consumidor. 

Por isso, é fundamental que o cliente pesquise e avalie o melhor custo x benefício, levando em consideração também se o material se adéqua às metragens do espaço”, orienta a especialista.

De olho nas quantidades

Outro ponto importante a ser considerado na reforma é o cálculo da metragem e a quantidade de produtos que serão utilizados. Por isso, a especialista aconselha que a lista de produtos seja feita juntamente com o profissional responsável, que poderá indicar os materiais adequados para o tipo de reforma proposta, além de evitar o desperdício e o gasto desnecessário.

LEIA TAMBÉM

Para descarte de entulhos, fale com a Diskentulho Jundiaí.

Compartilhe essse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email